Saltar para o conteúdo

Vai uma cerveja Weizenbier?

Apesar de não ser o único tipo de cerveja de trigo existente, caso você vá a uma loja especializada em cerveja e pedir uma cerveja de trigo, provavelmente vai receber uma cerveja do tipo Weizenbier.
Produzida com maltes de trigo, maltes de cevada, lúpulo, levedura e água, a Weizenbier é o tipo de cerveja mais consumida no sul da Alemanha, nos estados da Baviera e Baden-Württemberg. Esse tipo de cerveja também é bastante consumido em outros países, como Estados Unidos, Bélgica, Áustria e vem ganhado cada vez mais espaço no Brasil.


Características das cervejas Weizenbier

Suas principais características são a generosa quantidade de espuma e os resíduos de fermento remanescentes no fundo da garrafa, fato que acontece por não existir um processo de filtração. Além disso, são cervejas bastante turvas e carregam aromas e sabores frutados, como cravo e banana. Com pouco amargor e bastante refrescantes, são ideais para o verão. Algumas pessoas relatam que, apesar de refrescantes, as cervejas do tipo Weizenbier são "mais pesadas” e quando ingeridas proporcionam uma sensação de saciedade, impressão semelhante à de quando se come um pão.

As cervejas do tipo Weizenbier são também conhecidas como Hefeweizen, Weissbier e Hefeweissbier. Cada um desses nomes fala um pouco sobre as características da cerveja.

Weizen - Significa trigo. Malte de trigo era o ingrediente principal das cervejas Weizenbier;
Weiss - Significa branco. As cervejas de cevada, da época, eram mais escuras por conta das técnicas que eram utilizadas em sua produção. Dessa forma, as cervejas de trigo eram consideras cervejas brancas ou Weizenbier.
Hefe - Significa levedura. Com o tempo, as leveduras passaram a ser utilizadas como o fermento das cervejas Weizen.

Degustando uma Weizenbier
Como ainda sou inexperiente na arte de degustação de cervejas, sempre procuro ler um pouco, sobre o copo ideal, a temperatura e a tomar de servir.
A forma ideal de servir uma Weizenbier é:

1. Enxágüe o copo weizenbier com água;
2. Com o copo inclinado, sirva lentamente a cerveja, deixando dois dedos do líquido ainda na garrafa;
3. Agite a garrafa para misturar a levedura depositada no fundo;
4. Sirva o restante, formando uma coroa de espuma. A levedura ficará uniformemente dissolvida na cerveja, dando sua típica aparência turva;

A weizenbier acompanha pratos leves como sushi, sashimi e saladas.

Exemplos comerciais


Paulaner Hefe-Weizen, Erdinger Weizenbier, Franziskaner Hefe-Weisse, Erdinger Champ

Cervejas brasileiras


Colombina Weiss, Bohemia Weiss, Baden Baden Weiss, Bamberg Weizen

1 comentário em “Vai uma cerveja Weizenbier?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: