Vou iniciar o post com a seguinte afirmação: Nenhuma cerveja, das grandes cervejarias brasileiras, é do tipo Pilsen. Não sei dizer o motivo, mas aquela maravilhosa cervejinha, com o nome Pilsen escrito na garrafa, nunca foi uma cerveja do tipo Pilsen.
O tipo Pilsen foi criado pela primeira vez na cidade de Pils, localizada na província da Boêmia, da atual Republica Tcheca. Em 1842, as cervejas eram em sua maioria escuras e turvas, mas os produtores buscavam uma cerveja mais límpida para serem servidas nos novíssimos cristais da região da Boêmia.
Características das cervejas Pilsen
As cervejas do tipo Pilsen são as mais consumidas no mundo e possuem como principais características: Coloração dourada clara, cristalina, espuma branca cremosa e duradoura, baixo teor alcoólico entre 3% - 6% e amargor entre 25 - 45 IBUs (para se ter uma idéia, o amargor da Heineken brasileira é de 17 IBUs).
Degustando sua Pilsen
Nós, brasileiros, costumamos dizer que qualquer copo serve, mas assim como as outras cervejas, a cerveja Pilsen também possui um copo apropriado: O copo Pilsener.
Muitas cervejarias produzem copos especiais para suas cervejas Pilsen, as tradicionais taças, que não influenciam no sabor.
Servir a cerveja Pilsen é bastante facil:
1. Enxágüe seu copo ou taça de preferência com água;
2. Com o copo inclinado, sirva lentamente a cerveja;
3. Quando estiver na metade do copo, vá levantando a cerveja lentamente para formar um pouco de espuma. O ideal é um colarinho de dois dedos;