Desde o dia em que tomei minha primeira Guinness, sou fã das "cervejas negonas". Hoje vou relatar a degustação de uma das mais premiadas e conceituadas cervejas do estilo Imperial Stout, a Wäls Petroleum.
Descrição da cerveja
"Produzida com diversos tipos de grãos escuros. Corpo aveludado ,licoroso e denso. Aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo. Amargor equilibrado. Espuma de baixa formação e longa durabilidade. Maturada com cacau extra bruto/torrado Belga".
Fabricante: Cervejaria Wäls
Estilo: Russian Imperial Stout
Ingredientes: Água, malte, lúpulo, levedura e grãos de cacau torrado.
Temperatura Ideal: 8 - 12 °C
Álcool (%): 12%
Tamanho: 375 ml
IBU: 70 (Amargor)
Preço: R$ 29,00 (Posto de gasolina Metrô)
Copo Ideal: Conhaque
"A Wals Petroleum é premiada em todo o mundo: foi medalha de bronze no Festival Brasileiro de Cerveja 2014, ouro no South Beer Cup 2012 e 2014, platina no Mondial de la Bière 2013 e a grande vencedora do Concurso Pierre Celis 2013".
"Harmoniza com: carnes vermelhas, combina muito bem com sobremesas à base de chocolate e sorvete de baunilha".
Degustação da Wäls Petroleum

A primeira coisa que chama atenção, é que essa cerveja é engarrafada com rolha, não sei se é necessária por conta do processo de fabricação, mas é um charme a mais na apresentação da cerveja. Ela possui muito corpo, o líquido chega a ser mais licoroso e opaco. Tem média formação de espuma marrom e de longa duração. Os aromas são de café, malte torrado e álcool (isso mesmo, aroma marcante do álcool). O sabor predominante é de café, percebe-se um pouco de chocolate amargo e o álcool é extremamente presente (não sei se conseguiria tomar duas). Na minha opinião é uma cerveja que todos deveriam experimentar.