Saltar para o conteúdo

1D. American Wheat Beer

Impressão geral: Cerveja refrescante de trigo mostrando mais presença de lúpulo e menos características de levedura do que os seus exemplares de cerveja de trigo alemães. Um caráter de fermentação limpo permite a identificação de notas de sabor de pão, trigo, massa ou grãos que complementam os sabores de lúpulo e um amargor mais alto do que a acidez do fermento.

Aroma: Caráter baixo para moderado de trigo, grão, pão ou massa. Uma doçura leve a moderada maltada é aceitável. Ésteres podem ser moderada a nenhum, embora devam refletir cepas de leveduras relativamente neutras; notas de banana são inadequadas. O aroma de lúpulo pode ser baixo a moderado e pode ter notas cítricas, picantes, de floral ou de frutas. Não podem estar presentes notas fenólicas de cravo.

Aparência: Normalmente amarelo pálido ao amarelo dourado. A sua gama de clareza pode variar de brilhante a turva em razão da presença de fermento, a aproximar-se do estilo Weissbier alemão. Há grande formação de espuma branca, de longa persistência.

Sabor: Leve a moderadamente forte sabor de trigo, pão, massa ou grãos que dura até o fim. Pode ter um dulçor maltado moderado e terminar bastante seco. Baixo a moderado amargor de lúpulo, que às vezes persiste até o final. O amargor e o dulçor são normalmente equilibrados, mas tende para o amargo. Baixo a moderado sabor de lúpulo (cítrico, picante, floral ou frutado). Ésteres podem ter presença de intensidade moderada a nenhuma, mas não devem incluir notas de banana nem cravo (fenóis). O final pode ser ligeiramente doce.

Sensação de Boca: Corpo médio-baixo a médio. Carbonatação média-alta para alta. Leve cremosidade é opcional; cervejas de trigo, por vezes, têm uma impressão "fofa" macia.

Comentários: Há diferentes variações, desde cervejas muito fáceis de tomar, ligeiramente doces, a cervejas secas e agressivamente lupuladas com um forte sabor de trigo. Cervejas de centeio devem ser registrados na categoria de especialidade Alternative Fermentable.

História: Originalmente, uma adaptação ao estilo Weissbier alemão usando uma levedura limpo e lúpulo, por cervejarias artesanais americanas. Foi amplamente popularizado por Widmer, em meados dos anos 80.

Ingredientes característicos: Fermento americano limpo, ale ou lager (emprego de levedura de Weissbier alemã é inadequado). Uma grande proporção de malte de trigo (geralmente 30-50%), o qual é menor do que numa típica Weissbier alemã. Os lúpulos são americanos típicos, alemães ou do Novo Mundo.

Comparação de Estilos: Mais de caráter lupulado e menos do caráter de fermento que uma Weissbier alemã, mas nunca com as características de banana e cravo. Geralmente têm a mesma gama de equilibrio de uma Blond Ale, mas com um caráter de malte de trigo como sabor primário.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.040 – 1.055
FG: 1.008 – 1.013
IBUs: 15 – 30
SRM: 3 – 6
ABV: 4.0 – 5.5%

Exemplos Comerciais: Bell’s Oberon, Boulevard Unfiltered Wheat Beer, Goose Island 312 Urban Wheat Ale, Widmer Hefeweizen.

 

Retornar à Standard American Beer

 

%d bloggers like this: