Saltar para o conteúdo

10B. Dunkles Weissbier

Impressão Geral: Uma cerveja de trigo alemã escura com um distinto caráter de levedura de banana e cravo, sustentado por sabores de malte de pão tostados ou caramelo. Altamente carbonatada e refrescante, com uma textura cremosa e macia, com um final suave que convida a beber mais.

Aroma: Moderados fenóis (geralmente cravo) e ésteres frutados (geralmente banana). O balanço e a intensidade dos compostos fenólicos e ésteres podem variar, mas os melhores exemplares são equilibrados e bastante destacados.Opcionalmente, um baixo a moderado caráter de baunilha e/ou leves notas de goma de mascar (tutti-frutti) podem estar presentes, mas não devem dominar. O aroma de lúpulo vai de baixo a nenhum, e pode ser levemente floral, condimentado ou herbal. Aromas de trigo leves a moderados (que podem ser percebidos como pão, massa ou grãos) podem estar presentes, muitas vezes acompanhada por aromas de caramelo, casca de pão ou maltes mais saborosos. O aroma de malte pode moderar um pouco os fenóis e os ésteres.

Aparência: Cor acobreado claro a marrom de mogno. É característica uma espuma espessa e cremosa, de longa duração, de cor bege claro. O alto teor de proteínas de trigo reduz a cristalinidade neste estilo tradicionalmente não filtrado, embora o nível de turbidez é um pouco variável. Os sedimentos da levedura em suspensão podem contribuir para a turbidez.

Sabor: Baixo a moderadamente forte sabor de banana e cravo. O balanço e a intensidade dos compostos fenólicos e ésteres podem variar, mas os melhores exemplares são razoavelmente balanceados e bastante proeminentes. Opcionalmente, um muito leve a moderado caráter de baunilha e/ ou notas chiclete (tutti-frutti) pode acentuar o sabor de banana, o dulçor e a redondeza, mas não devem ser dominantes se estiverem presentes. Um sabor suave com algo de massa, de pão ou de grãos de trigo é complementar, bem como um rico sabor de caramelo, tostado ou casca de pão. A riqueza maltada pode ser baixa a média-alta e sustentar o caráter da levedura. Um caráter de malte torrado é inadequado. O sabor de lúpulo pode ser condimentado, floral ou herbal e varia de muito baixo a nenhum, já o amargor do lúpulo é muito baixo a baixo. Bem arredondada, cheia de sabor, muitas vezes um pouco de maltado no palato com um final relativamente seco.

Sensação de Boca: Corpo médio-baixo a médio-alto. A textura do trigo, bem como a levedura em suspensão transmite uma sensação macia e cremosa que pode progredir para um final mais leve, auxiliada por uma moderada a alta carbonatação. Efervescente.

Comentários: A presença domalte de cevada tipo Munich e/ou Vienna dá a este estilo de um caráter profundo de cevada maltada que não é encontrado em uma Weissbier. Muitas vezes conhecido como Dunkelweizen, particularmente nos Estados Unidos.

História: A Bavaria produz cervejas de trigo tradicionais há centenas de anos, mas os direitos de produção estiveram reservados para a realeza da Bavária até o final de 1700. A antiga cerveja bávara foi muitas vezes escura, como a maioria das cervejas daquela época. A cerveja de trigo clara tornou-se popular em 1960, mas a tradicional cerveja de trigo escura permaneceu uma cerveja consumida pela maioria das pessoas.

Ingredientes Característicos: De acordo com a tradição cervejeira alemã, pelo menos 50% da moagem deve ser de malte de trigo, embora algumas versões têm até 70%, e o resto é geralmente malte Munich, Vienna ou maltes de trigo escuro ou caramelo, ou de malte Pilsner com maltes de cor. A maceração por decocção é tradicional, mas pouco usada nos dias de hoje. A leveduras Weizen ale produz o típico carácter condimentado e frutado, mas uma fermentação a temperaturas extremas pode afetar o balanço e produzir off-flavors.

Comparação de Estilos: Refletindo o melhor caráter da levedura e o trigo de 36 uma Weissbier, misturado com o rico maltado de uma Munich Dunkel. As características de banana e cravo da índia são muitas vezes mais baixos em comparação com uma Weissbier devido à sua maior maltagem.

Estatísticas Vitais:

OG: 1044-1056
FG: 1010-1014
IBU: 10-18
SRM: 14-23
ABV: 4,3-5,6%

Exemplos Comerciais: Ayinger Ur-Weisse, Ettaler Weissbier Dunkel, Franziskaner HefeWeisse Dunkel, Hacker- Pschorr Weisse Dark, Tucher Dunkles Hefe Weizen, Weihenstephaner Hefeweissbier Dunkel.

 

Retornar à German Wheat Beer

 

%d bloggers like this: