Saltar para o conteúdo

11A. Ordinary Bitter

Impressão geral: A baixa densidade, baixo nível de álcool e baixa carbonatação fazem com que esta seja uma cerveja de sessão, fácil de beber. O perfil de malte pode variar no sabor e na intensidade, mas nunca deve ofuscar a impressão geral de amargor. A drinkability é um componente crítico do estilo.

Aroma: Baixo a moderado aroma de malte, muitas vezes (mas nem sempre), com um leve perfil de caramelo. Complexidade de malte de pão, biscoito ou leve tostado são comuns. Leve a moderado frutado. O aroma de lúpulo varia de moderado a nenhum, tipicamente com caráter floral, terroso, resinoso e/ou frutado. Geralmente não apresenta diacetil, embora seja permitido em níveis baixos. Aparência: Cor âmbar claro ou acobreado claro. Claridade de boa a brilhante. Espuma branca a bege clarinho, de baixa a moderada formação. Pode ter uma espuma de baixo volume devido à sua baixa carbonatação.

Sabor: Amargor médio a moderadamente alto. Ésteres frutados moderadamente baixos a moderadamente altos. Moderado a baixo sabor de lúpulo normalmente com o caráter terroso, resinosa, frutado e/ou floral. Baixo a médio maltado com um final seco. O perfil de malte é tipicamente de pão, biscoito ou leve tostado. Um baixo a moderado sabor de caramelo ou toffee é opcional. O balanço é muitas vezes decididamente amargo, embora o amargor não deva sobrepor-se completamente o sabor de malte, os ésteres e o lúpulo. Geralmente sem diacetil, embora seja permitido em níveis muito baixos.

Sensação de Boca: corpo baixo a médiobaixo. Carbonatação baixa, que pode ser moderada nos exemplares engarrafados. Comentários: O membro com menos densidade da família das British Bitters, normalmente conhecida pelos consumidores como "Bitter" (algumas cervejarias se referem como Ordinary Bitter para distingui-la de outros membros da família).

História: Ver observações introdutórias para a categoria.

Ingredientes Característicos: Malte Pale, Âmbar e/ou Cristal. Pode ser usado um pouquinho de malte preto para ajuste de cor. Podem ser usados adjuntos como açúcar, milho ou trigo. Lúpulos de finalização ingleses são os mais tradicionais, mas qualquer variedade pode ser usada; se forem utilizados lúpulos americanos, devem ser de baixa intensidade. Levedura Inglesa é característica.

Comparação de Estilos: Algumas versões modernas são fabricadas exclusivamente com malte claro e são conhecidos como Golden Ales, Summer Ales ou Golden Bitters. A ênfase está na adição de lúpulo de amargor mas diferente e ao contrário do lupulado agressivo percebido do meio para o final, nas American Ales.

Estatísticas Vitais:

OG: 1030-1039
FG: 1007-1011
IBU: 25-35
SRM: 8-14
ABV: 3,2-3,8%

Exemplos Comerciais: Adnams Southwold Bitter, Brains Bitter, Fuller’s Chiswick Bitter, Greene King IPA, Tetley’s Original Bitter, Young’s Bitter.

 

Retornar à British Bitter

 

%d bloggers like this: