Saltar para o conteúdo

3A. Czech Pale Lager

Impressão Geral: Uma lager tcheca clara, de corpo leve, rica, refrescante, lupulada e amarga, que tem os sabores familiares da versão mais forte da Czech Premium Pale Lager (tipo Pilsner), mas com menos álcool, menos corpo e um formato menos intenso.

Aroma: leve a moderada maltagem que remete a pão combinado com um leve a moderado bouquet de lúpulo condimentado ou herbal. O equilíbrio entre os maltes e lúpulos pode variar. Um baixo toque de caramelo é aceitável. Diacetil suave (nunca intrusivo), e leve ésteres frutados de lúpulos são aceitáveis, mas não precisa estar presente. Enxofre em qualquer nível é uma falha, não admitida.

Aparência: Dourado suave a profundo, brilhante e muito límpida na cor. Espuma branca, cremosa, de espuma de longa duração.

Sabor: maltagem média-baixa a média, rica em notas de pão rico, com um final arredondado e lupulado. Sabor de lúpulo baixo a médio-alto, condimentado ou herbal. O amargor é proeminente, mas nunca áspero. Saborosa e refrescante. Ésteres de frutas e diacetil são aceitáveis em níveis baixos, mas podem não estar presentes (desejável) e nunca devem ser dominantes. Sensação de Boca: corpo médio-leve a médio. Carbonatação moderada.

Comentários: O nome tcheco para o estilo é světlé výčepní pivo.

História: Josef Groll, inicialmente, preparou dois tipos de cerveja em 1842- 1843, uma výčepní e uma Lezak, dobrando a produção do menor delas. Evan Rail especula que estas cervejas foram, provavelmente, 10 °P e 12 °P, mas com a výčepní sendo o mais fraco. Este é o tipo de cerveja mais consumido atualmente na República Checa.

Ingredientes Característicos: Água mole com baixo teor de sulfatos e carbonatos, lúpulo do varietal Saaz, malte Pilsner theco, leveduras lager theco. A água com baixa concentração de Íons proporciona um perfil diferente de lúpulos suave e arredondado, apesar das altas taxas de lupulagem.

Comparação de Estilos: Uma versão mais leve, refrescante, de menor intensidade, para todos os dias, da versão Czech Premium Pale Lager.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.028 – 1.044
FG: 1.008 – 1.014
IBUs: 20 – 35
SRM: 3 – 6
ABV: 3.0 – 4.1%

Exemplos Comerciais: Březňák Světlé výčepní pivo, Notch Session Pils, Pivovar Kout na Šumavě Koutská 10°, Únětické pivo 10°.

 

Retornar à Czech Lager

 

%d bloggers like this: