Saltar para o conteúdo

3C. Czech Amber Lager

Impressão Geral: Uma lager orientada pelo malte âmbar checo, com um caráter de lúpulo que pode variar de baixo a muito significativo. Os sabores de malte podem variar um pouco, levando a diferentes interpretações, que variam de pão e biscoito suave, a doce e algo de caramelo.

Aroma: Rico aroma de malte, de intensidade moderada, que pode sobressair pão e dominantes produtos de Maillard ou suave caramelizado, como açúcar cândi. Notas de lúpulo, de moderadas a nenhuma, com perfil condimentado/picante, florais ou herbal, de moderado a nenhum. Caráter lager limpo, embora possam estar presentes, em baixa intensidade, ésteres frutados (frutas de caroço ou bagas). Diacetil é opcional e pode variar de baixo a nenhum.

Aparência: Cor âmbar profundo a acobreado. Transparência limpa a brilhante. Epuma esbranquiçada volumosa e persistente.

Sabor: Os complexos sabores de malte complexos são dominantes (médios a médios-altos), apesar de sua natureza poder ser diferente, desde secos a dominantes Produtos de Maillard, quase doces. Alguns exemplos têm um caráter de malte que vão desde caramelo até biscoitos tipo cracker (Graham). Sabor de lúpulo condimentado, de baixo a moderado. Um proeminente, mas limpo amargor do lúpulo proporciona um final equilibrado. Ésteres sutis que remetem a ameixa ou berry são opcionais. Diacetil baixo é aceitável. Sem sabor de malte tostado (se presente é uma falta). O fim pode variar de seco e lupulado a relativamente doce.

Sensação de Boca: Corpo médio a médioalto. Leve e arredondada, muitas vezes com uma cremosidade suave. Carbonatação de moderada a baixa atividade na boca.

Comentários: O nome tcheco do estilo é Polotmavé Pivo, que significa cerveja meio escura. Este estilo é uma combinação dos estilos tchecos Polotmavý Lezak (11 a 12,9° P) e Polotmavé Speciální pivo (13-14,9° P).

História: Uma lager estilo Vienna, que não deixou de ser produzido na República Tcheca. Com o ressurgimento de pequenas cervejarias, que há pouco tempo foram abertas na República Tcheca, tem aumentado o número de exemplares deste estilo.

Ingredientes Característicos: malte Pilsner e caramelo, mas também podem ser usados maltes Vienna e Munich. Água de baixo conteúdo mineral, lúpulos do varietal Saaz, leveduralager tcheca.

Comparação de Estilos: O estilo pode ser semelhante a uma Vienna Lager, mas com uma carga de lúpulo do varietal Saaz, que o faz aproximar de uma English Bitter, mas com um caráter definitivamente mais rico e profundo de caramelo. As versões das grandes cervejarias são geralmente semelhantes à Czech Premium Pale Lager, com um pouco mais de sabores de malte escuro e menos sabores de lúpulo, enquanto que as cervejarias menores muitas vezes fazem versões com grande presença de lúpulo, complexidade de maltes ou dulçor residual.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.044 – 1.060
FG: 1.013 – 1.017
IBUs: 20 – 35
SRM: 10 – 16
ABV: 4.4 – 5.8%

Exemplos Comerciais: Bernard Jantarový ležák, Pivovar Vysoký Chlumec Démon, Primátor polotmavý 13°, Strakonický Dudák Klostermann polotmavý ležák 13°.

 

Retornar à Czech Lager

 

%d bloggers like this: