Saltar para o conteúdo

3D. Czech Dark Lager

Impressão Geral: Uma rica, escura e maltada lager tcheca, com um caráter tostado que pode variar de ausente para muito proeminente. Maltado com um perfil de sabor interessante e complexo, com níveis variáveis de lupulado que proporcionam uma gama de interpretações.

Aroma: maltado rico, profundo e às vezes doce, médio e médio-alto, com qualidades opcionais como casca de pão, tostado, nozes, refrigerantes colas, frutas escuras ou caramelo. Características tostadas como chocolate ou café adoçado podem variar de moderada a nenhum para não sobrecarregar o caráter da base de malte. Um aroma baixo de lúpulo condimentado é opcional. Podem estar presentes um diacetil baixo e ésteres de frutas (ameixas ou berries) podem estar presentes.

Aparência: Cor de acobreado escuro (granada) a quase preto, muitas vezes com reflexos em cor avermelhadas ou marrons observados nas extremidades do copo. Transparência de limpa a brilhante. Espuma volumosa e persistente, de cor marfim a bronze.

Sabor: Domina um maltado de intensidade média a média-alta, profundo e complexo, geralmente rico em produtos de Maillard e com um leve a moderado dulçor de malte residual. Sabores de malte como caramelo, pão tostado, nozes, alcaçuz, frutas escuras secas, chocolate e café podem estar presentes, com um caráter muito baixo a moderado de tostado. Sabor de lúpulo picante moderadamente baixo a nenhum. O amargor do lúpulo pode ser de moderado a médio-baixo, mas deve ser perceptível. O balanço pode variar de maltado a relativamente bem equilibrado, conduzindo o lúpulo com suavidade. Podem estar presentes um diacetil baixo a modera e ésteres frutados suaves de ameixa ou berry.

Sensação de Boca: Corpo médio a médio elevado, com uma considerável sensação de boca sem ser pesado ou enjoativo. Textura moderadamente cremosa. Suave. Carbonatação de moderada a baixa atividade na boca. Pode proporcionar um leve calor alcoólico em versões mais fortes.

Comentários: Este estilo é uma combinação de estilos thecos Tmavý Lezak (11 a 12,9° P) e Tmavé Speciální pivo (13-14,9°P). Os exemplos mais modernos são mais secos e de maior amargor, enquanto as versões tradicionais muitas vezes têm IBU na faixa de 18-20 com um balanço doce.

História: A Cervejaria Fleku vem operando em Praga desde 1499. Muitas cervejarias novas e pequenas estão produzindo este estilo. Ingredientes Característicos: Maltes Pilsner e caramelo escuro, com a adição de malte tostados sem amargor são mais comuns, mas adições de maltes Vienna ou Munich também são apropriados. Água com baixo conteúdo mineral, lúpulos do varietal Saaz, levedura lager theca. Qualquer éster frutado provém naturalmente do malte e não da levedura.

Comparação de Estilos: Cerveja é o equivalente tcheco de uma lager escura, posicionada entre uma Munich Dunkel e uma Schwarzbier, mas normalmente mais rica em malte e caráter de lúpulo (aroma, sabor e/ou amargor).

Estatísticas Vitais:

OG: 1.044 – 1.060
FG: 1.013 – 1.017
IBUs: 18 – 34
SRM: 14 – 35
ABV: 4.4 – 5.8%

Exemplos Comerciais: Bohemian Brewery Cherny Bock 4%, Budweiser Budvar B:Dark tmavý ležák, Devils Backbone Morana, Kout na Šumavě Koutský tmavý speciál 14°, Notch Černé Pivo, Pivovar Březnice Herold, U Fleků Flekovský tmavý 13° ležák.

Retornar à Czech Lager

 

%d bloggers like this: