Saltar para o conteúdo

4C. Helles Bock

Impressão Geral: Uma cerveja lager alemã relativamente clara, forte e maltada com um final muito bem atenuado que eleva sua drinkability. O caráter de lúpulo é geralmente mais aparente do que em outras bocks.

Aroma: aroma moderado a forte de malte granulado doce, muitas vezes acompanhado de leve tostado e baixos produtos de Maillard. Aroma de lúpulo moderadamente baixo a nenhum, muita vezes com uma característica floral, condimentada ou herbal. Perfil de fermentação limpo. Os ésteres frutados devem ser de baixo a nenhum. Pode ser percebido um álcool muito leve. Pode ter um toque de DMS muito baixo.

Aparência: cor dourado profundo a âmbar claro. Brilhante e transparência de cristalina a muito límpida. Espuma branca, volumosa, cremosa e persistente.

Sabor: É imponente o sabor de malte granulado-doce, de intensidade moderada a moderadamente forte, acompanhado de algumas notas tostadas e/ou produtos de Maillard, que proporcionam maior riqueza. Baixo ou nenhum sabor caramelo. Pode ter um sabor de DMS muito baixo. Moderado a nenhum sabor de lúpulo (condimentado, herbal, floral, ou apimentado picante). Amargor de lúpulo moderado (mais presente no balanço do que outras bocks). Perfil de fermentação limpo. Bem atenuada, não enjoativa, com um final moderadamente seco que permite degustar e identificar o gosto tanto do malte como do lúpulo.

Sensação de Boca: Corpo médio. Carbonatação moderada a moderadamente alta. Leve e limpa, sem aspereza ou adstringência, apesar do aumento do amargor de lúpulo. Um leve calor alcoólico pode estar presente.

Comentários: Também conhecida como Mai Bock, há alguma discussão se Helles (de "clara") Bock e Mai (de "Maio") Bock seriam sinônimos. A maioria concorda que os dois estilos são idênticos, mas alguns acreditam que Maibock é um estilo de cerveja "fest" que alcança os limites superiores do lúpulo e da gama de cores. Qualquer caráter frutado é devido ao malte Munich e outros maltes especiais, não de ésteres derivados de leveduras desenvolvidos durante a fermentação. O lúpulo compensa o nível mais baixo de produtos de Maillard.

História: Um estilo relativamente recente em comparação com os outros membros da família bock. O consumo de Maibock é especificamente associada com a primavera e o mês de Maio.

Ingredientes Característicos: Malte base Pils e/ou Vienna, com um pouco de Munich para adicionar o caráter (embora muito menos do que em uma bock tradicional). Não são empregados adjuntos não maltados. Lúpulos do varietal Saaz. Limpas leveduras lager. É típica a utilização de decocção na brassagem decocção, mas a fervura é menor do que em uma Dunkles Bock para parar o desenvolvimento de cor.

Comparação de Estilos: pode ser pensada como uma versão clara de um Dunkles Bock, ou uma Munich Helles produzida com intensidade de uma bock. Embora bastante maltada, esta cerveja tem tipicamente menos sabores de maltes escuros e riqueza, e pode ser mais seca, lupulada e mais amarga do que uma Dunkles Bock. Ela tem mais caráter e intensidade de malte e mais álcool do que uma Festbier.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.064 – 1.072
FG: 1.011 – 1.018
IBUs: 23 – 35
SRM: 6 – 11
ABV: 6.3 – 7.4%

Exemplos Comerciais: Altenmünster Maibock, Ayinger Maibock, Capital Maibock, Blind Tiger Maibock, Einbecker Mai-Urbock, Hacker-Pschorr Hubertus Bock, Mahr’s Bock.

 

Retornar à Pale Malty European Lager

 

%d bloggers like this: