Saltar para o conteúdo

5A. German Leichtbier

Impressão Geral: Uma lager alemã clara, altamente atenuada, de corpo leve, com menos álcool e calorias do que as cervejas de intensidade normal. Moderadamente amarga, com sabores apreciáveis de malte e lúpulo, a cerveja ainda é interessante para beber. Aroma: Baixo a médioaroma de lúpulo com caráter condimentado, herbal ou floral. Baixo a médio-baixo aroma de malte granulado doce ou leve aroma de biscoitos tipo Cracker. Perfil da fermentação limpo.

Aparência: Palha a dourado claro na cor. Muito límpida e brilhante. Espuma branca moderada, com persistência média a baixa.

Sabor: Baixo a médio sabor de malte granulado-doce inicial. O amargor de lúpulo médio. Baixo a médio sabor de lúpulo com uma característica condimentada, herbal ou floral. Caráter de fermentação limpo, de bom condicionamento e maturação a frio (lagered). Final seco com um retrogosto de malte suave e lúpulo.

Sensação de boca: Corpo leve a muito leve. Carbonatação média a alta. Suave e bem atenuada. Comentários: Comercializada originalmente como uma cerveja orientada para uma dieta pobre em carboidratos, álcool e calorias. Se pronuncia "LYESHT-beer". Também pode ser conhecida como uma Diat Pils ou Helles, o e estilo está na classe de densidade Schankbier. Outras variações de cervejas do estilo Leicht podem ser feitas a partir de Weissbier, Kölsch e Altbier; todas essas cervejas, porém são mais apropriadas de serem registradas na categoria Mixed-Style Beer.

História: As versões tradicionais existiam como bebidas para os trabalhadores braçais que movimentavam cargas nas fábricas ou no campo, mas as versões modernas são baseadas mais em produtos populares americanos da mesma classe.

Ingredientes Característicos: Similar a uma German Pils ou Helles, utiliza malte Pils continental, levedura lager alemã e lúpulo do varietal Saaz. Comparação de Estilos: Como uma German Pils ou uma Helles com menos álcool, corpo mais leve e um pouco menos intensa

Estatísticas Vitais:

OG: 1.026 – 1.034
FG: 1.006 – 1.010
IBUs: 15 – 28
SRM: 2 – 5
ABV: 2.4 – 3.6%

Exemplos Comerciais: Beck’s Light, Bitburger Light, Mahr’s Leicht, Paulaner Münchner Hell Leicht, Paulaner Premium Leicht.

 

Retornar à Pale Bitter European Beer

 

%d bloggers like this: