Saltar para o conteúdo

6A. Märzen

Impressão Geral: Uma maltada Amber Lager alemã, elegante, com um sabor de malte limpo, rico, com notas de pão, tostado, amargor restrito e um final seco que incentiva outro gole. A impressão geral de malte é suave, elegante e complexa, com um rico retrogosto que nunca é enjoativo ou pesado.

Aroma: Moderada intensidade em aroma de maltes alemães, geralmente rica em notas de pão, leve tostado, com suaves notas de casca de pão. Limpo caráter de fermentação lager. Sem aroma de lúpulo. Aromas de malte caramelo, biscoitos secos ou torrados são inadequados. Pode ser detectado uma nota muito sutil de álcool, mas nunca deve ser acentuada. Uma limpa e elegante riqueza de malte deve ser o aroma primário.

Aparência: Âmbar alaranjado a cobre avermelhado profundo, não devendo nunca ser dourada a cor. Transparente e cristalina, brilhante, com espuma em tom marfim, persistente.

Sabor: Malte inicial muitas vezes sugere dulçor, mas com um final moderadamente seco a seco. Maltado destacado, complexo e distintivo, muitas vezes remetendo a pão tostado. O amargor de lúpulo é moderado e o sabor de lúpulo é de moderado-baixo a nenhum (tipos alemães: complexos, floral, herbal ou condimentado). O lúpulo proporciona balanço suficiente para que o paladar maltado e o final não pareçam ser doces. O retrogosto é maltado, com os mesmos ricos sabores elegantes de malte persistindo. Notas evidentes de caramelo e biscoito ou sabores torrados são inadequados. Perfil de fermentação lager limpo.

Sensação de boca: Corpo médio, com uma textura suave e cremosa que muitas vezes sugere uma sensação de boca mais cheia, de uma cerveja mais encorpada. Carbonatação média. Completamente atenuada, sem uma impressão doce ou enjoativa. Pode ser um pouco aquecedora, mas a intensidade do calor alcoólico deve permanecer relativamente encoberta.

Comentários: As versões modernas de Oktoberfest são de tom dourado - ver o estilo Festbier - para esta versão. Versões alemãs de exportação (para o Estados Unidos, pelo menos) são geralmente de cor laranja-âmbar e tem um caráter de malte tostado distinto, muitas vezes são rotulados como Oktoberfest. As versões artesanais americanas de Oktoberfest são geralmente baseadas neste estilo e a maioria dos americanos reconhecem esta cerveja como Oktoberfest. As versões históricas de cerveja tendem a ser mais escuras, chegando a apresentar-se em tons de marrom, mas tem havido muitas “tonalidades" de Märzen (quando o nome é usado para ser referir à intensidade); este estilo refere-se especificamente para a versão mais forte de Amber Lager. A moderna Festbier pode ser pensada como um Märzen clara nesta linha de raciocínio.

História: Como o nome sugere, desenvolveu-se como um forte "cerveja de março" e acondicionados em cavernas frias durante o verão. As versões modernas se espelham na cerveja desenvolvido por Spaten em 1841, contemporânea ao desenvolvimento da Vienna Lager. No entanto, o nome Märzen antecede 1841 e as primeiras cervejas eram de cor castanho-escuro. Na Áustria, o nome implicava uma gama de cervejas com maior densidade e resistência (14 ° P), ao invés de um estilo. A versão Amber Lager alemã (no estilo vienense da época) foi originalmente servida na Oktoberfest em 1872, uma tradição que durou até 1990, quando a Festbier dourada foi adotado como padrão para o festival de cerveja.

Ingredientes Característicos: A moagem varia, embora as versões alemãs tradicionais enfatizam o malte Munich. A noção de elegância é derivada de ingredientes da mais alta qualidade, particularmente maltes de base. Decocção tem sido tradicionalmente usada para desenvolver o perfil de malte rico.

Comparação de Estilos: Não tão forte e rica como um Dunkles Bock. Apresenta mais profundidade e riqueza de malte que uma Festbier, com um corpo mais pesado e um pouco menos lúpulo. Menos lupulada e igualmente maltada que uma Czech Amber Lager.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.054 – 1.060
FG: 1.010 – 1.014
IBUs: 18 – 24
SRM: 8 – 17
ABV: 5.8 – 6.3%

Exemplos Comerciais: Buergerliches UrSaalfelder, Hacker-Pschorr Original Oktoberfest, Paulaner Oktoberfest, Weltenburg Kloster Anno 1050.

 

Retornar à Amber Malty European Lager

 

%d bloggers like this: