Saltar para o conteúdo

6B. Rauchbier

Impressão Geral: Uma amber lager alemã elegante, maltada, com um caráter defumado de madeira de faia equilibrado, complementar. Aroma e sabor de malte ricamente tostado, mas com amargor restrito. Sabor de defumado de baixo a alto, e um perfil de fermentação limpo com um final atenuado são característicos.

Aroma: Mescla de esfumaçado e de malte, com um balanço e intensidade variável. O caráter de esfumaçado de madeira de faia pode variar de sutil para bastante forte e pode parecer defumado, lenhoso ou bacon. O caráter de malte pode ser baixo a moderado, e ser um pouco rico, tostado ou maltado doce. Os componentes de malte e de esfumaçado são muitas vezes inversamente proporcional (ou seja, quando o esfumaçado aumenta, diminui o malte e vice-versa). Aroma de lúpulo pode ser muito baixo a nenhum. Perfil de fermentação lager limpo.

Aparência: Deveria ser uma cerveja muito limpa com uma espuma volumosa e cremosa, rica, de cor creme a bronzeada. Cor âmbar acobreado a marrom escuro.

Sabor: Geralmente segue o perfil de aroma, com uma mescla de esfumaçado e de malte em vários balanços e intensidades, mas sempre complementar. As características de Märzen devem ser evidentes, especialmente maltadas, muito tostadas, mas com ao sabor esfumaçado de madeira de faia, de baixa para alta. Nos níveis mais altos, o esfumaçado pode dar um caráter semelhante ao presunto ou bacon, o que é sempre aceitável, desde que não desviado para uma qualidade untosa (gordurosa). O paladar pode ser um pouco maltado, rico e doce, entretanto, o final pode tende a ser semiseco a seco, com o caráter de esfumaçado, por vezes ampliando a secura no final. O retrogosto pode refletir tanto a riqueza do malte como os sabores de esfumaçado, com uma desejável apresentação balanceada. Amargor do lúpulo moderado. Sabor de lúpulo moderado a nenhum, com notas de especiarias, florais ou herbais. Perfil de fermentação limpo lager. Características ásperas, amargas, de queimado, carbonizado, emborrachadas, sulfurosas ou de esfumaçado fenólico são inadequadas.

Sensação de Boca: Corpo médio. Carbonatação média a média-alta. Caráter lager macio e suave. Adstringência significativa e dureza fenólica são inadequadas.

Comentários: Literalmente "cerveja esfumaçada" em alemão. A intensidade do caráter esfumaçado pode variar amplamente; nem todos os exemplos são altamente defumados. Deve-se permitir a variação no estilo ao julgar. Outros exemplos de cervejas defumadas estão disponíveis na Alemanha com base em estilos como Dunkles Bock, Weissbier, Dunkel, Schwarzbier e Helles, incluindo exemplos como Spezial Lager; eles devem ser inseridos na categoria Classic Style Smoked Beer. Esta descrição refere-se especificamente à versão Märzen defumada. História: Uma especialidade histórica da cidade de Bamberg, na região da Francônia da Baviera, na Alemanha. O malte defumado de madeira de faia é usado para fazer cerveja amber lager estilo Märzen. O caráter de malte defumado varia segundo a maltearia; algumas cervejarias produzem seu próprio malte defumado (rauchmalz).

Ingredientes Característicos: Malte Rauchmalz alemão (tipo de malte Vienna defumado em madeira de faia) normalmente compreende 20-100% da moagem, sendo o restante da composição de maltes, aqueles também alemães empregados normalmente em uma receita de Märzen. Algumas cervejarias ajustam a cor com um pouco de malte torrado. Leveduras lager alemãs. Lúpulos alemães ou tchecos.

Comparação de Estilos: Como um Märzen mas com um sabor e aroma balanceado, doce, defumado e com uma cor um pouco mais escura.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.050 – 1.057
FG: 1.012 – 1.016
IBUs: 20 – 30
SRM: 12 – 22
ABV: 4.8 – 6%

Exemplos Comerciais: Eisenbahn Rauchbier, Kaiserdom Rauchbier, Schlenkerla Rauchbier Märzen, Spezial Rauchbier Märzen Victory Scarlet Fire Rauchbier.

 

Retornar à Amber Malty European Lager

%d bloggers like this: