Saltar para o conteúdo

7B. Altbier

Impressão Geral: Uma cerveja alemã bem balanceada, bem atenuada, amarga, mas todavia maltada, limpa e suave, de cor âmbar a acobreado. O amargor é equilibrado pela riqueza de malte, mas a intensidade de malte e seu caráter pode variar de moderados a altos (o amargor é incrementado proporcionalmente à intensidade de malte).

Aroma: Limpo, mas ainda robusto e complexo, com intensas notas de malte granulado e lúpulo condimentado, com moderadas notas (de baixas a médio baixas) de ésteres frutados. O caráter de malte reflete as variedades da base de maltes alemães, com notas mais destacadas de casca de pão tostado, pão recém-saído do forno, assim como de nozes. O aroma de lúpulo pode variar de moderado a baixo e pode ter um caráter condimentado, apimentado e picante, floral, ervas ou perfumado associado com lúpulo do varietal Saaz.

Aparência: A cor varia de âmbar claro a cobre profundo, a um passo de marrom; laranja-bronze é mais comum. Cristalina e brilhante. Espuma marfim, espessa, cremosa e de longa duração.

Sabor: Assertivo amargor do lúpulo bem equilibrado por um caráter de malte intenso, mas limpo e nítido. A presença de malte é moderado por uma atenuação média-alta a alta, mas consideravelmente rico, complexa e com alguns sabores de grãos de malte que podem permanecer na boca. Alguns ésteres frutados (especialmente cereja) podem sobreviver ao período de acondicionamento em baixas temperaturas (lagering). Um final de longa duração, semi-seco a seco, agridoce ou como a noz, refletindo tanto o amargor do lúpulo como a complexidade do malte. Sabor de lúpulo condimentado, picante, apimentado e floral, que pode ser moderado a baixo. Sem sabores de maltes tostados ou asperezas de torrados ou lúpulo. O nível aparente de amargor às vezes é mascarado pelo caráter de malte; o amargor pode parecer baixo a moderado se o final não é muito seco. Leve nota sulfurosa ou de carácter mineral é opcional.

Sensação de Boca: Corpo médio. Textura macia, suave. Carbonatação médio a média alta, embora possa ser menor quando servido no tap (barril). Adstringência de baixa a nenhuma. Apesar de ser muito saborosa, é de corpo leve, o suficiente para ser consumida como uma cerveja session (de sessão) servida por gravidade em brewpubs de Düsseldorf.

Comentários: Uma cerveja de alta fermentação, fermentada a temperaturas baixas de Ale (15-20 ° C), muitas vezes maturadas a temperaturas baixas de fermentação (próximo de 10 ° C), e, em seguida, acondicionadas em temperaturas de frio para produzir um produto limpo, de paladar suave que não é típico para a maioria das Ales. Zum Uerige é um exemplo maravilhoso, mas muito mais intensamente amargo e complexa do que a maioria dos outros exemplares alemães. Pode ser como uma Fuller´s ESB, na categoria Strong Bitter, muito conhecida, mas diferente de todas as demais do estilo. Não julgue todos os Altbiers como se fossem clones de Zum Uerige; permita um amargor mais equilibrada (IBU 25-35 é mais típico para a maioria dos outros exemplares alemães). As mais fortes, sticke e doppelsticke não devem ser introduzidas aqui.

História: O estilo tradicional de Düsseldorf. "Alt" refere-se à "velha" forma de fazer cerveja (ou seja, usando leveduras de fermentação alta), que era comum antes que as lager, de baixa fermentação, ficaram populares. É anterior ao isolamento de linhagens e cepas de levedura de baixa fermentação, embora se aproximam em muitas das suas características. Muitos dos exemplos clássicos podem ser encontrados em cervejarias do setor de Alistad ("Cidade Velha") de Düsseldorf.

Ingredientes Característicos: A moagem varia, mas geralmente consiste em maltes base alemãos (geralmente Pils, às vezes Munich) com pequenas quantidades de malte cristal, chocolate e/ou maltes escuros para ajuste de cor. Ocasionalmente, é incluído um pouco de trigo, incluindo trigo tostado. Lúpulos do varietal Spalt são tradicionais, mas também pode ser usados outros tipos de lúpulo Saaz. Levedura limpa, altamente atenuante. Um plano de brasagem por decocção ou fervura por etapas é tradicional.

Comparação de Estilos: Mais amarga e maltada que as International Amber Lagers. Um tanto semelhante à Califórnia Common, tanto na técnica de produção como no sabor e cor final, embora não empreguem os mesmos ingredientes.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.044 – 1.052
FG: 1.008 – 1.014
IBUs: 25 – 50
SRM: 11 – 17
ABV: 4.3 – 5.5%

Exemplos Comerciais: Bolten Alt, Diebels Alt, Füchschen Alt, Original Schlüssel Alt, Schlösser Alt, Schumacher Alt, Uerige Altbier.

 

Retornar à Amber Bitter European Lager

 

%d bloggers like this: