Saltar para o conteúdo

7C. Kellerbier

Aroma: Reflete o estilo base. Normalmente, ele tem um caráter de levedura adicional, com subprodutos que não encontradas freqüentemente em cervejas alemãs de bom acondicionamento e maturação em temperaturas baixas (como o diacetil, o enxofre e o acetaldeído).

Aparência: Reflete o estilo básico. Normalmente, ela pode ser um pouco turva ou até mesmo de aspecto leitoso, e provavelmente um pouco mais escura na aparência do que o estilo de base.

Sabor: Reflete o estilo básico. Normalmente, ele tem um caráter de levedura adicional, com alguns sub-produtos que não são encontrados frequentemente cervejas alemãs no bem equipados fria (tais como diacetil, enxofre e acetaldeído), mas não em níveis censuráveis e intoleráveis.

Sensação de Boca: Reflete o estilo base. Tem um pouco mais de corpo e uma textura cremosa devido às leveduras em suspensão e pode ser um pouco pesada na boca, especialmente se o diacetil estiver presente. Pode ter uma carbonatação mais baixo do que o estilo de base.

Comentários: São versões jovens de estilos tradicionais alemães, não filtradas, não pasteurizadas e tradicionalmente servido diretamente a partir de recipientes acondicionados em baixas temperaturas. O nome significa literalmente "cerveja de taberna", o que implica em uma cerveja servida diretamente na taberna, que está acondicionada em baixas temperaturas (em uma câmara fria, por exemplo). Uma vez que este método pode ser aplicado a uma vasta gama de cervejas, o estilo é um pouco difícil de identificar. No entanto, existem variantes comuns que podem ser descritos e utilizados como molde para outras versões. Às vezes é descrita e referenciada como naturtrüb ou naturalmente turva. Por vezes também chamada Zwickelbier, porque o nome da chave utilizada para extrair a cerveja a partir de um tanque de acondicionamento em temperaturas frias.

História: Originalmente, a Kellerbier referiase a qualquer cerveja lager maturada em grutas ou porões sob a cervejaria. No século 19, a Kellerbier era uma cerveja forte, envelhecida, destinada a durar o verão (Sommerbier), armazenada em tabernas de pedra e servido diretamente na própria taberna. Mas quando a refrigeração começou a ser utilizada, o termo passou a descrever as cervejas especiais que eram servidas jovens (bem frescas), diretamente das tabernas ou dos tanques de acondicionamento a temperaturas frias. Hoje algumas cervejarias usam o termo puramente para fins de marketing para fazer suas cervejas parecerem especiais. Para outros, a Kellerbier é considerada mais uma forma de serviço que um estilo cerveja, e como técnica de serviço, é ainda utilizada predominantemente com determinados estilos em algumas regiões (como em torno da área de Munique, ou Märzen na região de Francônia). Instruções de Entrada: O participante deve especificar se a sua amostra é uma Pale Kellerbier (com base em uma Helles) ou uma Amber Kellerbier (baseada em um Märzen). O participante pode especificar outro tipo de Kellerbier com base em outros estilos básicos como Pils, Bock, Schwarzbier, mas deve fornecer uma descrição do estilo aos juízes.

 

Retornar à Amber Bitter European Lager

 

%d bloggers like this: