Saltar para o conteúdo

9B. Eisbock

Impressão Geral: Uma lager alemã escura, forte, de corpo cheio, rica, maltada, muitas vezes com uma consistência viscosa e sabores fortes. Mesmo quando eles estão concentrados, o álcool deve se apresentar macio e quente, nunca queimante.

Aroma: Dominado por um balanço entre uma rica e intensa quantidade de malte e uma certa presença de álcool. Nenhum aroma de lúpulo. Pode ter significativos ésteres de frutas escuras (uvas passas, uvas) derivados de malte. Aromas de álcool não devem ser ásperos ou com perfil de solvente.

Aparência: Cobre profundo a cor marrom escuro, muitas vezes com atraentes reflexos rubi. O acondicionamento e maturação (lagering) em temperaturas baixas deve propiciar uma boa clarificação. A espuma de cor bege a marfim. A retenção da espuma pode ser moderada a nenhuma. Lágrimas ("Pernas") pronunciadas muitas vezes são evidentes nas laterais ao rodar a taça.

Sabor: Rico dulçor do malte balanceado por uma presença significativa de álcool. O malte pode ter produtos de Maillard, qualidades tostadas, algo caramelo e, ocasionalmente, um leve sabor de chocolate. Sem sabor de lúpulo. O amargor do lúpulo apenas compensa a doçura do malte o suficiente para evitar uma cerveja enjoativa. Pode ter notas esterificadas de frutas escuras derivadas do malte. O álcool deve ser suave, não áspero nem quente, e deve ajudar o lúpulo a balancear a presença intensa de malte. O final deve ser de malte e álcool, e pode ter uma certa secura por conta do álcool. Não deve ser xaropos ou enjoativo. Caráter lager limpo.

Sensação de Boca: corpo elevado a muito elevado. Baixa carbonatação. Calor alcoólico significativo, mas sem queimar ou pungente. Muito suave, sem aspereza devido ao álcool, sem amargor, sem álcool superior (fusel), solvente ou outros sabores concentrados.

Comentários: Um prolongado acondicionamento a frio (lagering) é muitas vezes necessário após o congelamento para suavizar o álcool e melhorar o equilíbrio deste e de malte. É pronunciado "ICE-Bock."

História: Uma especialidade tradicional de Kulmback, elaborada através do congelamento de uma doppelbock e removendo o gelo para concentrar o sabor e o teor de álcool (bem como qualquer possível defeito).

Ingredientes Característicos: Os mesmos da Doppelbock. Eisbocks comerciais são geralmente concentradas nos níveis de de 7% a 33% ABV.

Comparação de Estilos: As Eisbocks não são simplesmente Doppelbocks mais fortes; o nome refere-se ao processo de congelamento e concentração da cerveja e não é uma indicação do teor de álcool; alguns exemplares de Doppelbocks são mais fortes que as Eisbocks. Não tão encorpada, rica ou doce como uma Wheatwine.

Estatísticas Vitais:

OG: 1.078 – 1.120
FG: 1.020 – 1.035
IBUs: 25 – 35
SRM: 18 – 30
ABV: 9.0 – 14.0%

Exemplos Comerciais: Kulmbacher Eisbock.

 

Retornar à Strong European Beer

 

%d bloggers like this: